O Brasil segue superando os desafios de importação e de transporte de insumos e produtos que surgiram junto ao cenário de pandemia, conforme menciona o artigo do Portal.
O aumento da frequência de embarques relacionados ao transporte marítimo também é uma estratégia para não afetar os custos e prazos dos negócios. Desta forma, as importações marítimas estão cada vez mais presentes entre as escolhas e decisões dos profissionais responsáveis pelas operações.
Afinal, quem trabalha com transporte marítimo precisa se manter em constante atualização. E queremos contribuir com este aprendizado contínuo das suas operações para melhorar ainda mais a tomada de decisão.
Saiba que o FCL é mais indicado para os casos em que a quantidade de carga importada consegue preencher e ocupar um contêiner por completo. Para escolher a modalidade FCL, é interessante considerar não só a quantidade de carga, como suas dimensões, custos da operação e prazos.
O LCL é indicado quando a quantidade de carga não é suficiente para ocupar todo um contêiner. Ou seja, neste caso de importação, a carga compartilhará o espaço do contêiner com outras.
Além disso, conforme explicamos, ao concentrar as cargas e lotes em unidades com um padrão, é possível facilitar também seu controle e a movimentação.
É importante avaliar também os custos dos transportes FCL e LCL
Uma importante orientação ao escolher entre FCL ou LCL, compartilhada pela Associação Brasileira de Automação, diz respeito aos custos das operações.
Isso porque, a definição do valor do frete na modalidade LCL, por exemplo, ocorre pelo peso da mercadoria. O cálculo é o realizado assim: (tonelagem) x cubagem (m3) – sempre o que for maior.
E na modalidade LCL, as taxas de frete são compartilhadas por mais de um importador, o que reduz os custos.
Então, não deixe de calcular qual será o volume que caberá em cada tipo de transporte, seja no FCL, ou no LCL.
Vale lembrar que, no transporte marítimo, não são considerados o peso do contêiner e o volume externo como variáveis no cálculo do frete.
Então?
Ao esclarecer estes conceitos e vantagens sobre FCL ou LCL, já é possível ter mais clareza sobre qual escolher ao realizar a importação.
Por isso, baseie suas escolhas na possibilidade de sua carga ocupar um contêiner por completo, ou se é melhor compartilhar o espaço com demais cargas.
Também é preciso considerar seus prazos e custos nesta decisão. Desta forma, fica ainda mais fácil superar os atuais desafios da importação e ainda decidir pensando de acordo com os custos de cada operação.
